O clareamento dental dói?

Durante o tratamento os dentes poderão ficar sensíveis, mesmo para quem nunca sentiu esse incômodo. A intensidade dessa sensibilidade varia para cada pessoa, mas não é motivo de preocupação.
Depois de terminado o tratamento, os dentes voltam ao seu estado natural e a sensibilidade vai embora. O cirurgião-dentista também poderá indicar métodos para aliviar o incômodo enquanto o paciente estiver sendo submetido ao processo.
Raramente o paciente poderá apresentar sensibilidade mesmo depois de encerrar o tratamento. Para minimizar ainda mais esse risco, é preciso que o procedimento respeite o limite de segurança para a saúde bucal.

Cárie da primeira infância e aleitamento materno

Recentemente a Associação Internacional de Odontopediatria publicou a Declaração de Bangkok (IAPD,2019) e a Organização Mundial da Saúde publicou o Manual de Orientações para reduzir Cárie na Primeira Infância (WHO, 2020) em contexto mundial. Dentre as orientações para reduzir a prevalência e o impacto da Cárie na Primeira Infância, destacam-se:

1.       Conscientizar pais/cuidadores, dentistas, técnicos em saúde bucal, médicos, enfermeiras,profissionais da saúde e outros grupos interessados sobre Cárie na Primeira Infância.

2.       Limitar o consumo de açúcar em alimentos e bebidas e evitar açúcares livres para crianças com menos de 2 anos de idade (Ver mais em “Os primeiros 1000 dias” da Unicef).

3.       Escovar os dentes das crianças, no mínino, 2x por dia com pasta fluoretada (ao menos 1.000ppm de flúor) usando uma quantidade adequada de dentifrício.

4.       Prover orientações preventivas no primeiro ano de vida por um profissional da saúde ou agente comunitário de saúde (em conjunto com programas já existentes – p.ex.campanhas de vacinação – sempre que possível) e, idealmente, referir para um dentista para manutenção e cuidados preventivos.

Referente ao aleitamento materno noturno, muitas dúvidas sempre surgiram se é possível que o leite materno cause a Cárie na Primeira Infância. No que temos de evidências atuais, sabe-se que a doença cárie é considerada uma doença dinâmica multifatorial, depende do consumo de açúcar e da presença de placa bacteriana. Sendo assim, em condições onde o bebê recebe boa higiene bucal, com escovação correta e adequada, orientada por um odontopediatra, o aleitamento materno em livre demanda na madruga pode continuar. Porém, quando há qualquer descontrole seja na dieta, na frequência das refeições, ou deficiências na escovação e uso do fio dental, o risco para o desenvolvimento de lesões de cárie aumenta. Portanto,como mencionado no Manual da Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno é fator protetor para a doença cárie desde que os demais fatores de risco associados estejam sob controle.

Retenção prolongada

As crianças possuem 20 dentes de leite, também chamados de dentes decíduos. Os dentes decíduos começam a surgir em torno dos seis meses de idade e servem como guia para o nascimento dos dentes permanentes, ajudam a manter o equilíbrio da estrutura da face e proporcionam uma melhor mastigação dos alimentos. Depois, a troca pelos dentes permanentes inicia-se aos 6 anos e termina por volta dos 12 anos de idade. Entretanto, é frequente os pais encontrarem os dentes permanentes nascendo na boca de seus filhos, sem que o dente decíduo tenha caído. Ou seja, um dente nasce atrás do outro e isso se chama retenção prolongada.

Quando o dente decíduo continua na cavidade bucal, o permanente nasce na posição errada, encavalando um no outro, comprometendo a higienização, levando ao quadro de gengivite (inflamação das gengivas) e gerando grande desconforto quando a criança escova os dentes e se alimenta. A consulta com odontopediatra é indispensável para solucionar esse problema principalmente para que não resulte em danos à oclusão normal.

ENVELHECIMENTO DA FACE OCASIONADO PELA PERDA DOS DENTES OU POR PROTESES GASTAS E SEM ADAPTAÇÃO

Lábios envelhecidos, nariz com aspecto caído e o famoso“bigode chinês” estão relacionados com a perda da “DIMENSAO VERTICAL”, devido a falta ou desgaste dos dentes

Ao perder os dentes, o indivíduo modifica drásticamente  a dimensão vertical de oclusão interferindo em seu seu padrão de fala, estética, mastigação e deglutição, implicando em alterações do comportamento social, emocional e psicológico. A depressão em função da baixa autoestima, em muitos casos, causa danos ainda maiores.

SUBSTITUIÇÃO DE RESTAURAÇÕES DE AMALGAMA POR RESINA BRANCA

Não vai “gastar mais os seus dentes” e nem causa sensibilidade.

O método de fixação por adesividade dos novos materiais, possibilita um reforço para a estrutura dental. O principal cuidado que devemos ter após a troca da restauração, é a realização de um ajuste oclusal preciso para que excessos de resina na superfície dos dentes não gerem compressão excessiva durante a mastigação, o que resultaria em sensibilidade dentinária.

Clínica Hope Odontologia e Bem-estar

Antes da Cirurgia Plástica: o segredo pode estar na sua boca – Clínica Hope

Já lhe contaram que a solução para a cirurgia plástica que você está pensando em fazer pode estar na sua boca? Decidi escrever esse post pensando nas pessoas interessadas em procedimentos estéticos, por conta de minha experiência no consultório recebendo pacientes incomodados com algum aspecto facial. Às vezes, é uma ruga no rosto, o formato do sorriso ou o tamanho dos lábios; mas, minha conduta acaba sendo sempre a mesma: orientar o paciente sobre algo muito mais abrangente do que a própria aparência.

Estética Dental Campinas

Lente de contato, faceta ou coroa: qual é melhor na estética dental?

Na busca por um dentista em Campinas, há alguns procedimentos que se tornam mais conhecidos e, por isso, muito procurados pelas pessoas. O uso de lentes de contato ou facetas é um dos mais famosos, bastante solicitado pelos pacientes que desejam melhorar sua estética bucal. Porém, nem sempre a diferença entre esses procedimentos fica clara, e não se costuma explicar quando cada um deles é indicado, afinal nem toda escolha é uma questão de estética, pode haver aspectos de saúde importantes a serem avaliados.

Dentista em Barão Geraldo

Estética Dental Campinas: 3 coisas que você precisa saber

Como dentista, já conversei com muitas pessoas que passaram pelo meu consultório e compartilharam comigo seus anseios em relação à aparência. Já ouvi diversos tipos de confissões, como uma pinta no rosto que incomoda, uma barriguinha que chama atenção no dia a dia ou uma ruga que poderia não estar ali. Diante de situações assim, minha pergunta costuma ser sempre a mesma: por que isso lhe incomoda? O que lhe motiva a querer mudar isso? E, geralmente, o que ouço como resposta é “eu não sou feliz com isso”.