Qual é a A Solução para o seu sorriso?

Já parou para pensar sobre isso?
Muitas vezes vemos alguns tratamentos na internet e acreditamos ser o ideal e a solução para os nossos problemas.
Mas será mesmo?!
O ideal é sempre fazer uma avaliação para identificar a real necessidade daquele tratamento, desde a saúde até a estética.
As opções são diversas e, por exemplo, as vezes um clareamento dental e alguns pequenos ajustes em resina já alcançam a expectativa de um belo sorriso.
É interessante que você tenha ideia do que gostaria de mudar, mas a avaliação é importantíssima para traçar o melhor caminho para essa mudança.

Harmonização Facial

8 razões para aplicação de Toxina Butulínica  (Botox ®)

Bruxismo: diminui o ranger de dentes e apertamento;
Enxaqueca: alívio das dores de cabeça tensionais;
Restabelece harmonia estética, corrigindo assimetrias faciais;
Rugas entre as sobrancelhas: adeus para a expressão facial de sofrimento;
Pés de galinha: disfarça e diminui as ruguinhas ao redor dos olhos;
Linhas de expressão da testa;
Arqueamento das sobrancelhas: suaviza o aspecto de “olhar cansado”;
Sorriso gengival: melhora a estética sem cirurgia.

Quanto tempo dura uma restauração de resina ?

Em média uma restauração em resina dura de 5 a 10 anos. Porém, isto depende de uma série de fatores: a forma (técnica) como a restauração foi realizada, a qualidade da resina, o tamanho e o local da restauração, os hábitos de higiene e alimentação do paciente, manutenção, entre outras…
Qualquer restauração se deteriora como tempo e, dependendo da combinação dos fatores citados acima, isso pode acontecer mais cedo ou mais tarde.
Por exemplo: em um paciente fumante, a restauração provavelmente vai amarelar mais rapidamente. Ou ainda, se o paciente não tem uma boa higienização, independentemente da qualidade da resina, suas restaurações poderão durar menos, devido às infiltrações que podem aparecer com o tempo.

O clareamento dental dói?

Durante o tratamento os dentes poderão ficar sensíveis, mesmo para quem nunca sentiu esse incômodo. A intensidade dessa sensibilidade varia para cada pessoa, mas não é motivo de preocupação.
Depois de terminado o tratamento, os dentes voltam ao seu estado natural e a sensibilidade vai embora. O cirurgião-dentista também poderá indicar métodos para aliviar o incômodo enquanto o paciente estiver sendo submetido ao processo.
Raramente o paciente poderá apresentar sensibilidade mesmo depois de encerrar o tratamento. Para minimizar ainda mais esse risco, é preciso que o procedimento respeite o limite de segurança para a saúde bucal.

Cárie da primeira infância e aleitamento materno

Recentemente a Associação Internacional de Odontopediatria publicou a Declaração de Bangkok (IAPD,2019) e a Organização Mundial da Saúde publicou o Manual de Orientações para reduzir Cárie na Primeira Infância (WHO, 2020) em contexto mundial. Dentre as orientações para reduzir a prevalência e o impacto da Cárie na Primeira Infância, destacam-se:

1.       Conscientizar pais/cuidadores, dentistas, técnicos em saúde bucal, médicos, enfermeiras,profissionais da saúde e outros grupos interessados sobre Cárie na Primeira Infância.

2.       Limitar o consumo de açúcar em alimentos e bebidas e evitar açúcares livres para crianças com menos de 2 anos de idade (Ver mais em “Os primeiros 1000 dias” da Unicef).

3.       Escovar os dentes das crianças, no mínino, 2x por dia com pasta fluoretada (ao menos 1.000ppm de flúor) usando uma quantidade adequada de dentifrício.

4.       Prover orientações preventivas no primeiro ano de vida por um profissional da saúde ou agente comunitário de saúde (em conjunto com programas já existentes – p.ex.campanhas de vacinação – sempre que possível) e, idealmente, referir para um dentista para manutenção e cuidados preventivos.

Referente ao aleitamento materno noturno, muitas dúvidas sempre surgiram se é possível que o leite materno cause a Cárie na Primeira Infância. No que temos de evidências atuais, sabe-se que a doença cárie é considerada uma doença dinâmica multifatorial, depende do consumo de açúcar e da presença de placa bacteriana. Sendo assim, em condições onde o bebê recebe boa higiene bucal, com escovação correta e adequada, orientada por um odontopediatra, o aleitamento materno em livre demanda na madruga pode continuar. Porém, quando há qualquer descontrole seja na dieta, na frequência das refeições, ou deficiências na escovação e uso do fio dental, o risco para o desenvolvimento de lesões de cárie aumenta. Portanto,como mencionado no Manual da Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno é fator protetor para a doença cárie desde que os demais fatores de risco associados estejam sob controle.

Retenção prolongada

As crianças possuem 20 dentes de leite, também chamados de dentes decíduos. Os dentes decíduos começam a surgir em torno dos seis meses de idade e servem como guia para o nascimento dos dentes permanentes, ajudam a manter o equilíbrio da estrutura da face e proporcionam uma melhor mastigação dos alimentos. Depois, a troca pelos dentes permanentes inicia-se aos 6 anos e termina por volta dos 12 anos de idade. Entretanto, é frequente os pais encontrarem os dentes permanentes nascendo na boca de seus filhos, sem que o dente decíduo tenha caído. Ou seja, um dente nasce atrás do outro e isso se chama retenção prolongada.

Quando o dente decíduo continua na cavidade bucal, o permanente nasce na posição errada, encavalando um no outro, comprometendo a higienização, levando ao quadro de gengivite (inflamação das gengivas) e gerando grande desconforto quando a criança escova os dentes e se alimenta. A consulta com odontopediatra é indispensável para solucionar esse problema principalmente para que não resulte em danos à oclusão normal.

Envelhecimento da Face ocasionado pela Perda dos Dentes ou por Próteses gastas e sem adaptação

Lábios envelhecidos, nariz com aspecto caído e o famoso“bigode chinês” estão relacionados com a perda da “DIMENSAO VERTICAL”, devido a falta ou desgaste dos dentes

Ao perder os dentes, o indivíduo modifica drásticamente  a dimensão vertical de oclusão interferindo em seu seu padrão de fala, estética, mastigação e deglutição, implicando em alterações do comportamento social, emocional e psicológico. A depressão em função da baixa autoestima, em muitos casos, causa danos ainda maiores.

Substituição de Restaurações de Amalgama por Resina Branca

Não vai “gastar mais os seus dentes” e nem causa sensibilidade.

O método de fixação por adesividade dos novos materiais, possibilita um reforço para a estrutura dental. O principal cuidado que devemos ter após a troca da restauração, é a realização de um ajuste oclusal preciso para que excessos de resina na superfície dos dentes não gerem compressão excessiva durante a mastigação, o que resultaria em sensibilidade dentinária.